Qual a importância dos parques nacionais?

Diversidade
Qual a importância dos parques nacionais?

Os parques nacionais fazem parte de uma das doze categorias de áreas protegidas em nosso país, chamadas Unidades de Conservação. Até junho de 2018, o Brasil possuía 334 unidades em todos os seus biomas. Todas amparadas pela Lei SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação), promulgada em 18 de julho de 2000, que possibilitou a proteção legal dessas áreas em escala federal, estadual e municipal. 

De acordo com o ICMBio, órgão responsável pela proteção dessas áreas, “a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilita a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.” 

Qual a importancia dos parques nacionais

Após a Lei SNUC, unidades de conservação foram divididas em duas categorias:

Unidades de Proteção Integral -> Estação Ecológica, Reserva Biológica, Parque Nacional, Monumento Natural e Refúgio da Vida Silvestre. 

Unidades de Uso Sustentável -> Área de Proteção Ambiental, Área de Relevante Interesse Ecológico, Floresta Nacional, Reserva Extrativista, Reserva de Desenvolvimento Sustentável e Reserva Particular do Patrimônio Natural. 

Patrimônios históricos e de preservação, os parques ajudam a movimentar o turismo ecológico de todo o país, fazendo com que o segmento seja reconhecido e valorizado pela sociedade e pelo poder público.

De acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), o turismo deverá alcançar a marca de R$ 700 bilhões, em 2024, e impactar cerca de 10,3% do PIB nacional. A perspectiva é empregar 10,6 milhões de pessoas, segundo o estudo. 

A pandemia irá impactar, com certeza, esses números, mas trouxe também um novo viés: o turismo de proximidade. Os destinos nacionais tenderão a receber uma maior procura de pessoas ávidas por relaxar, aproveitar o ar livre e desfrutar mais da natureza. Segundo pesquisa da plataforma Hoteis.com, mais da metade dos brasileiros planejam voltar a viajar e 47% deles visam os atrativos nacionais como principal opção de destino. 

Além disso, a pesquisa também revelou que 46% dos entrevistados querem destinos ao ar livre para evitar aglomerações, como cachoeiras e praias. O que mostra a importância dos parques nacionais 

Deseja visitar um destino com muita natureza e ar livre?

Clique aqui e acesse o site.

Veja também

01/09/2020

Por que investir nos parques nacionais?

O Brasil, quinto maior país do mundo com mais de 8 milhões e meio (...)

01/09/2020

Conceder não é privatizar

Privatização é diferente de concessão. Apesar de os dois modelos possuírem características similares, eles (...)