Por que investir nos parques nacionais?

Diversidade
Por que investir nos parques nacionais?

O Brasil, quinto maior país do mundo com mais de 8 milhões e meio de quilômetros quadrados, destaca-se mundialmente por seu rico território natural. Um dos fatores que faz do país um sucesso no segmento do turismo são as 334 unidades de conservação no país, muitas delas com opção para o turismo sustentável. Esses parques movimentaram 15,3 milhões de turistas em 2019, segundo o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e justificam porque investir nos parques nacionais.

porque-investir-em-parques-nacionais
Gráfico/Fonte: ICMBio

Segundo o próprio instituto, a visitação aos parques nacionais é uma das principais estratégias de sensibilização da sociedade para a importância da conservação da natureza. Quem conhece as belezas naturais protegidas é um aliado na luta pela conservação dos biomas brasileiros. Por isso, a importância de investimentos significativos nessas unidades é cada vez mais necessária.

O Parque Vila Velha, localizado em Ponta Grossa, Paraná, por exemplo, tem um conjunto de atrações naturais único no país e foi beneficiado pela política de concessões na parceria com a Soul Parques. Toda a infraestrutura do parque foi modernizada, com novidades para o turismo, mas, principalmente garantindo que os principais atrativos naturais continuem a ser preservados.

O parque em Ponta Grossa passou a ser uma das opções turísticas, não só para os paranaenses, como para todos os turistas do país e do exterior. Outros destinos de natureza exuberantes estão sendo reformulados graças às concessões à iniciativa privada.

porque-investir-em-parques-nacionais

Em Campos do Jordão, por exemplo, onde a Eco Jordão (uma empresa da Soul Parques) venceu a concessão do Parque Capivari, um novo palco para receber os shows da cidade está sendo construído e atrações tradicionais, como o pedalinho e o teleférico, foram reformuladas. Até o Morro do Elefante, conhecido por ter a melhor vista da região do Vale do Paraíba, também está recebendo obras de infraestrutura. 

Ainda há muito a ser feito em relação às unidades de conservação no país. Muitas delas estão abandonadas, mas o país começou a mudar o olhar para a conservação de seus atrativos naturais. Quer conhecer algum deles, acesse nossa aba do site e confira mais. 

Deseja visitar o Parque Vila Velha? Acesse o site: https://parquevilavelha.com.br/

Deseja visitar o Parque Capivari? Acesse o site: https://parquecapivari.com.br/

Veja também

01/09/2020

Qual a importância dos parques nacionais?

Os parques nacionais fazem parte de uma das doze categorias de áreas protegidas em (...)

01/09/2020

Conceder não é privatizar

Privatização é diferente de concessão. Apesar de os dois modelos possuírem características similares, eles (...)